Trafigura chega a acordo relacionado à Investigação do DOJ nos EUA

Publicado em28 mar. 2024

Singapura, 28 de março de 2024 - Trafigura concluiu uma investigação, divulgada anteriormente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América ("DOJ") sobre a conduta de ex-funcionários e/ou agentes no Brasil, que ocorreu há, pelo menos, 10 anos. Essa conduta foi e é inconsistente com os princípios, termos contratuais e Código de Conduta da empresa.

Como parte da resolução para o encerramento do tema e sob os termos do acordo de colaboração, Trafigura Beheer BV, empresa controladora do Grupo Trafigura durante o período em questão, pagará um valor total de aproximadamente US$ 127 milhões.

Como observado no acordo, o DOJ concedeu créditos à Trafigura "porque ela cooperou com a investigação e demonstrou reconhecimento e aceitação da responsabilidade". O DOJ também reconheceu a decisão proativa da Trafigura de encerrar o "uso de agentes terceirizados" para captação de negócios em 2019 e de desenvolver e implementar "políticas e procedimentos aperfeiçoados com base em riscos" para monitoramento anticorrupção e compliance ao tomar a decisão de não nomear um auditor independente.

O acordo de colaboração encerra a investigação do DOJ relacionada à Trafigura.

Jeremy Weir, Presidente Executivo e CEO da Trafigura, disse: "Esses incidentes do passado não refletem os valores da Trafigura nem a conduta que esperamos de cada funcionário. São particularmente decepcionantes, considerando nossos esforços contínuos ao longo de muitos anos para incorporar uma cultura de conduta responsável na Trafigura.”

“Estamos satisfeitos que o DOJ tenha reconhecido as medidas que tomamos para investir em nosso programa de compliance: aprimorando nossas políticas, procedimentos, processos e controles e, a partir de 2019, proibindo o uso de terceiros para a captação de negócios. A melhoria contínua de nosso programa de compliance e os altos parâmetros de comportamento ético continuarão sendo prioridades para o Grupo.”

FIM

A presente tradução serve como referência. A versão em língua inglesa prevalecerá como a versão autorizada oficial.

Para mais informações, entre em contato com:

Escritório de Imprensa da Trafigura: +41 (0) 22 592 4528 ou media@trafigura.com

Sobre a Trafigura

Trafigura é um grupo líder em commodities, de propriedade de seus funcionários e fundado há 30 anos. No centro do fornecimento global, Trafigura conecta recursos vitais para alimentar e construir o mundo. Utilizamos infraestrutura, experiência de mercado e nossa rede mundial de logística para transportar petróleo e produtos petrolíferos, metais e minerais, gás e energia do local onde são produzidos para onde são necessários, formando relacionamentos sólidos que tornam as cadeias de suprimentos mais eficientes, seguras e sustentáveis. Investimos em projetos e tecnologias de energia renovável para facilitar a transição para uma economia com baixo índice de emissão de carbono, inclusive por meio da H2Energy Europe e da joint venture Nala Renewables.

O Grupo Trafigura também compreende ativos industriais e negócios operacionais, incluindo a produtora de multimetais Nyrstar, a empresa de armazenamento e distribuição de combustível Puma Energy e nossa joint venture, a Impala Terminals. O Grupo emprega mais de 12.000 pessoas e está presente em 156 países.

Para mais informações, acesse: www.trafigura.com